terça-feira, 23 de maio de 2017

LUIZ ANTONIO CORTEZ FERREIRA

Arquiteto e urbanista, especialista em planejamento 
de transportes urbanos e em gestão ambiental




Trabalha no Metrô de São Paulo desde 1986, onde é Gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos, encarregado do planejamento da rede metroviária, do desenvolvimento dos projetos funcionais de novas linhas e extensões do sistema metroviário, e pelos estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira do sistema. Anteriormente ocupou a posição de Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, depois de ter ocupado a chefia do Departamento de Projetos Funcionais. Foi Coordenador de Relações Institucionais e Assessor Técnico na Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM. É diretor da AEAMESP - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô e Coordenador Executivo da ILATS - Iniciativa Latino-Americana para o Transporte Sustentável, uma associação sem fins lucrativos criada para promover a mobilidade sustentável e o desenvolvimento urbano ambientalmente equilibrado na América Latina.
Ao longo de mais de 30 anos de carreira profissional, desenvolveu uma ampla experiência em planejamento de transportes, sustentabilidade e gestão ambiental, adquirida em uma prática envolvendo o planejamento e projeto de sistemas de transporte público, planejamento urbano, regulação e formulação de políticas públicas no setor de mobilidade urbana. Isso o levou a desenvolver um interesse mais profundo pelos temas de eficiência energética, impactos ambientais e impactos à saúde relacionados aos transportes. E, naturalmente, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
É um palestrante experiente e também autor de artigos em publicações acadêmicas e setoriais, foi co-autor de um importante livro sobre metrópoles, transporte, meio ambiente e impactos à saúde, além de atuar como tradutor de livros e artigos relacionados à mobilidade. Seu último trabalho publicado é um relatório sobre as externalidades e impactos do setor de transportes, preparado para subsidiar as discussões sobre mobilidade sustentável na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - RIO+20.
Foi instrutor do World Bank e-Institute, em curso à distância sobre mecanismos de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
Recebeu seu diploma de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo. No ano 2000
foi bolsista em Tóquio, no Japão, onde completou um curso de especialização em Planejamento
de Transportes Urbanos. De volta ao Japão em 2006, cursou uma especialização em Gestão Ambiental
e Conservação de Energia, em Osaka. Conselheiro do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente por cinco anos e membro do Comitê Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas, representando a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Atualmente é conselheiro titular eleito do CAU-SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.
Nasceu e vive em São Paulo, SP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário