terça-feira, 23 de maio de 2017

Arq. Urb. Elisabete França
 
Nascida na cidade de Curitiba, Elisabete França se formou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre pela FAU-USP e doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 25 anos de experiência em projetos urbanos, ambientais, habitacionais e gestão de projetos participativos; atualmente é diretora do Studio2E Ideias Urbanas e professora em cursos de graduação e especialização, em instituições como a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e o núcleo de estudos USPCidades.

    Entre 2005 e 2012, ela foi Superintendente na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), acumulando entre 2009 e 2012 a função de Secretária Adjunta. Durante oito anos, coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e os principais programas habitacionais, entre eles a Urbanização de Favelas, Mananciais, Requalificação de Cortiços, Locação Social, Regularização Fundiária, Projetos Habitacionais nas Operações Urbanas Faria Lima e Água Espraiada.
    Nesse período o seu trabalho permitiu um grande avanço na discussão do espaço na habitação popular, contratando um grande número de excelentes escritórios de arquitetura e, desde 2000, a arquiteta tem atuado na área de consultoria junto a organizações internacionais como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UN-Habitat, com projetos desenvolvidos em mais de 15 países.
    Há mais de três décadas tem se dedicado à divulgação da arquitetura e urbanismo promovendo eventos, concursos e exposições no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e na Secretaria de Habitação. Em 2002, ela foi curadora – com Glória Bayeux – da exposição “Favelas Upgrading”, apresentada no Pavilhão Brasileiro durante a 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza.
    Reconhecida com diversos prêmios de destaque nacional e internacional, Elisabete é autora e organizadora de mais de 20 publicações sobre arquitetura e urbanismo, e coordenadora editorial da série “Novos Bairros de São Paulo”, editada pela Sehab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário